domingo, 20 de outubro de 2013

Olha quem fala...(com João Marques)

João Marques (Treinador ADCR Pereira)
No dia em que se inicia mais uma época, e um ano depois de se ter estreado ao comando da equipa da ADCR Pereira, com a 
qual se viria a sagrar Campeão Distrital do INATEL, viemos conhecer um pouco melhor o treinador João Marques. 


1 – Chegou de rompante, afirmando-se de imediato como um elemento ativo na vida social pereirense. Afinal ,para quem ainda não o conhece, quem é o João Marques? E como surgiu o convite para treinar o ADCR Pereira?

JM - Considero-me uma pessoa amiga, sociável, um lutador, um líder. O convite surgiu de uma visão oportuna do Presidente Alexandre Tarrafa que achou que eu seria o treinador indicado para o seu projeto.


2 – Como classifica a primeira época ao leme do clube?

JM - Uma época de sucesso! Primeiro ano como treinador, um titulo. Objetivos alcançados a cem por cento. Melhor início não podia pedir. Mas tudo se deve também ao trabalho dos meus atletas.


3 – Tendo em conta o título distrital obtido pela equipa no ano anterior, sentiu, de alguma forma, ao longo da época, a pressão de ter de pelo menos igualar o sucesso obtido pelo seu antecessor?

JM - A pressão só existe quando nos propomos alcançar algum objetivo, e o meu foi sempre o de não desapontar os meus atletas. Isso foi conseguido. Como se costuma dizer, estendo-me na passadeira por eles.


4 – Sabemos das dificuldades causadas pela instalação do novo relvado sintético, que impediu a equipa de treinar e jogar no seu reduto durante quase toda a época. Como foi lidar com essa situação?

JM - Confesso que foi algo estranho treinarmos e jogarmos sempre fora de casa. Inclusive à terça-feira treinávamos no "quintal" (campo de 7). Mas, como disse anteriormente, sou um lutador e os meus atletas verdadeiros guerreiros.


5 - Desde que treina o clube, teve sempre todo o apoio por parte da Direcção? Como é treinar o seu Presidente?

JM - Dentro do possível, sim... Claro que todos ambicionamos mais e melhores condições, até a Direcção, se pudesse, me daria mais. Mas os apoios são reduzidos, por isso torna-se difícil exigir mais. Quanto a treinar o Presidente do clube, é igual a treinar outro qualquer atleta. Para mim, no momento em que entra no balneário e veste a pele de jogador, é igual aos outros.


6 – Destaca algum momento da época como tendo sido decisivo para a revalidação do título de Campeão Distrital da INATEL?

JM - Sim, a vitória conseguida em Podentes, na 2.ª fase. Depois de termos perdido injustamente, na jornada anterior, com o Arzila em casa, e de estarmos em desvantagem por 2-1, falharmos uma grande penalidade e ainda conseguirmos virar o jogo para 2-3 foi algo de marcante. Senti a união do grupo e, mais do que nunca, acreditei que ninguém nos pararia rumo ao titulo.


7 – E agora? Quais os objetivos do clube para a nova época?

JM - Depois de dois títulos consecutivos o objetivo só pode ser um - voltar a ser Campeão. Contudo, não considero que isso seja uma obrigação mas sim uma ambição nossa. Além disso, é certo que, contra nós, as outras equipas darão 300% para nos bater. Temos de estar preparados.


8 – É possível fazer melhor? Não teme que a motivação dos seus jogadores se esgote nas conquistas anteriores?

JM - Fazer melhor não será fácil. Chegar aos quartos de final do Campeonato Nacional INATEL não é para todos (é o recorde do ADCR Pereira neste Campeonato). Mas vamos, seguramente, trabalhar para isso.


9 – O que pensa da opção do clube em manter-se a disputar o Campeonato INATEL? Não acha que este naipe de jogadores tem qualidade suficiente para “pisar outros palcos”?

JM - Sem dúvida. Concordo que os meus jogadores têm qualidade suficiente para outros palcos, mas a realidade da associação neste momento é esta e temos de saber viver com ela. O futuro o dirá.


10 – A nível pessoal, o João tem ambições no mundo do futebol enquanto treinador?

JM - A minha ambição é ser feliz e fazer o que gosto. Dou o corpo às balas pelos meus jogadores, por enquanto tenho a minha profissão que me põe a comida na mesa, mas o futuro é sempre a próxima hora. Claro que todos queremos sempre mais e eu não fujo à regra. Como já tive oportunidade de referir, sou um lutador.


Muito Obrigado, João.

Boa sorte para a nova época!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário